terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Avaliação positiva do governo volta ao nível pré-crise, diz pesquisa CNI/Ibope

A avaliação positiva do governo Lula cresceu três pontos percentuais nos últimos três meses e voltou ao patamar anterior à crise econômica. Setenta e dois por cento dos brasileiros consideram o governo “ótimo” ou “bom”, revela a pesquisa CNI/Ibope do último trimestre do ano, divulgada nesta segunda-feira, 7 de dezembro.

“A análise dos resultados de 2009 mostra uma recuperação da avaliação, após a queda registrada entre dezembro de 2008 e março deste ano, período mais crítico da crise econômica internacional”, revela a pesquisa. Acrescenta que “de março para cá, a avaliação positiva cresceu oito pontos percentuais, retornando ao mesmo patamar do período pré-crise, em dezembro passado”. Há um ano, a avaliação atingira 73% de “ótimo” ou “bom”.
Realizada trimestralmente, a última pesquisa CNI/Ibope do ano foi feita entre os dias 26 e 30 de novembro último, com 2.002 entrevistas em 143 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
Informa que houve melhora da avaliação do governo em praticamente todos os segmentos. “Os movimentos mais expressivos ocorrem no nível de escolaridade superior, no sexo masculino, nas faixas etárias entre 25 e 39 anos, na periferia das grandes cidades e nas faixas de renda acima de cinco salários-mínimos”, atesta o levantamento.
A pesquisa CNI/Ibope anuncia que ocorreu, este mês, o maior percentual já registrado pelo levantamento na expectativa de melhoria da renda pessoal para os próximos seis meses. Quase a metade dos brasileiros (48%) acredita que sua renda “vai aumentar muito” ou “vai aumentar”. Outro recorde da pesquisa é a expectativa para o ano seguinte: 92% apostam que 2010 será “muito bom” ou “bom”.
Sobre as eleições de 2010, a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, supera a do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) em relação à pesquisa de setembro passado na simulação em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, José Serra.
O levantamento CNI/Ibope diz que Serra mantém a primeira colocação, com 38%, três pontos acima do resultado de três meses atrás, enquanto Dilma Rousseff sobe dois pontos percentuais, atingindo 17%, contra 13% de Ciro Gomes, quatro pontos porcentuais menos do que em setembro último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário